O Clube

O Clube

Visão

 

O CLIP - Oporto International School pretende tornar-se um centro de ensino e de aprendizagem de excelência, que cria, estimula e desenvolve indivíduos de mente aberta e criativos, com a capacidade para atingirem o seu potencial máximo através da inovação, de consciência internacional, de excelência académica e de resiliência.

 

Missão

 

O CLIP acredita que o futuro será moldado por indivíduos extraordinários, preparados para enfrentar os desafios do século XXI, através de uma competência intelectual versátil, uma paixão pela descoberta, uma maior consciência social e de compromisso intransigente para com um mundo melhor.

A Missão do CLIP é a de desenvolver e inspirar cidadãos com princípios, proporcionando-lhes uma educação internacional, inclusiva e desafiadora.

 

Pensadores críticos

 

Todos os alunos estão equipados para o sucesso num mundo desafiador. São líderes confiantes, comunicadores habilidosos, jogadores de equipa construtivos e solucionadores de problemas eficientes. Têm uma autoconsciência crítica e adaptam-se com sucesso a situações de mudança.

 

Cidadãos globais

 

Todos os alunos desenvolvem um código de ética pessoal, respeito pela diversidade de opinião e cultura, empatia pelos outros, compreensão adequada à idade de questões globais e disposição para a participação positiva da comunidade.

 

Apresentação

 

A prática desportiva nas escolas, para além de um dever decorrente do quadro normativo vigente no sistema de ensino, constitui um instrumento de grande relevo e utilidade no combate ao insucesso escolar e de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A prática desportiva nas escolas, para além de um dever decorrente do quadro normativo vigente no sistema de ensino, constitui um instrumento de grande relevo e utilidade no combate ao insucesso escolar e de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

 

Com o objetivo de proporcionar a todos os alunos do Colégio Luso Internacional do Porto uma vivência competitiva no âmbito do desporto federado ou similar, onde estão presentes todos os ingredientes que consideramos fundamentais para uma prática desportiva saudável, foi criada uma estrutura que nasceu do Desporto Escolar, as CLIP Teams.

O Projeto das CLIP Teams tem como objetivo fundamental ser parte integrante do Projeto Educativo e do Plano de Atividades do CLIP. Tal situação pressupõe que o Projeto seja transversal (interdisciplinar) e operacionalizado com o trabalho efetuado na disciplina curricular de Educação Física e em articulação com os respetivos docentes.

Neste contexto, todas as crianças e jovens dos 4 aos 19 anos de idade, de ambos os sexos, independentemente das suas capacidades desportiva, mas sim do seu empenho e motivação para a modalidade, têm a possibilidade de competir a um nível mais formal em três diferentes modalidades, duas coletivas (basquetebol e futebol) e a outra individual (natação).

 

Assim, o Projeto das CLIP Teams integra-se, de forma articulada e continuada, no conjunto dos objectivos gerais e específicos do Plano de Atividades da Escola, fazendo parte do seu Projeto Educativo, estando perfeitamente enquadrado na filosofia do CLIP e tendo por objetivos:

 

  • Formar alunos/atletas nos valores do desporto e da cidadania.
  • Criar hábitos de prática de actividade física duradoura, que perdure mesmo depois do ciclo competitivo e esteja presente no dia a dia da vida do jovem e adulto.
  • Vivenciar uma realidade competitiva diferente, que seja estimulante e ao mesmo tempo proporcione desafios diversificados que levem a uma adaptação constante e a uma natural evolução.
  • Proporcionar aos nossos atletas contacto com outras realidades sociais e culturais, por meio de competições, torneios e formações em Portugal e no estrangeiro.

 

Como agentes interventivos neste processo, responsáveis pela formação de jovens, que se inscrevem nas nossas equipas, que acreditam na maioria dos casos que vão ser atletas e que vão dedicar anos da sua existência a um “modus vivendi” de perfeita comunhão diária com o Futebol/Basquetebol/Natação e com o Colégio, temos de ter sempre presente que o processo de treino de crianças e jovens deve ser planificado a longo prazo, de modo a que todas as etapas maturacionais se desenrolem correta e eficazmente, sendo fundamental não apressar o processo de treino de formação, na procura de um resultado final, muitas vezes “maltratando-se” o desenvolvimento harmonioso da criança, como forma de alcançar a vitória a qualquer preço.

 

Todo este processo é contextualizado numa interacção social que visa a aprendizagem de regras de convivência em grupo, a potenciação das relações humanas salutares e solidárias e a participação nas actividades desportivas em conformidade com os valores do espírito olímpico e de fair-play.

Declaração e Planejamento de Padrões Curriculares


Todos os treinadores das diversas modalidades das CLIP Teams têm a mesma linha orientadora no que diz respeito à organização, planeamento e controlo de treinos e jogos, assim como todos os aspectos pedagógicos e metodológicos referentes ao treino de jovens atletas.
Cada modalidade tem os seus objetivos claramente definidos para cada etapa de aprendizagem sempre tendo em consideração as fases “sensíveis” dos nossos jovens atletas e sempre “à luz” da filosofia das CLIP Teams.

Recursos

 

  • Docentes qualificados;
    a) Habilitação específica para a modalidade (mínimo nível I)
    b) Perfil adequado ao trabalho com jovens, quer nos aspetos técnicos da modalidade quer nos aspetos pedagógicos e sociais.
    c) Capacidade para fazer parte de uma estrutura técnica que funciona em equipa, estando disponível para, sempre que for necessário, apoiar em treinos, jogos e/ou eventos onde as CLIP Teams participem.
    d) Frequência por época desportiva em pelo menos uma acção de formação, na área e escalão etário que está a trabalhar.
  •  Espaços, equipamentos e materiais adequados para a prática das modalidades propostas, durante todo o ano lectivo;
  • Tempos disponíveis para as atividades, com uma clara distinção dos períodos destinados aos treinos e às competições, isto é, não deverão haver sobreposição de jogos com as horas destinadas aos treinos.

 

Relatório aos Pais e Avaliação


A avaliação é contínua e será a base para as convocatórias para os diversos jogos/competições realizados regularmente, segundo os seguintes critérios:


a) Presença e pontualidade nos treinos e jogos/competições;
b) Empenhamento e postura em treinos e jogos/competições;
c) Compromisso com as CLIP Teams.

No primeiro período de cada ano letivo/desportivo, será agendada uma reunião onde será dada a informação relevante aos acerca dos aspetos que envolvam os treinos, competições e actividades de cada modalidade das CLIP Teams.
A informação periódica será dada aos no final dos jogos/competições, podendo ser agendadas reuniões com os treinadores, sempre que se considere necessário.
As “parents evenings” serão no futuro um espaço onde os Encarregados de Educação podem encontrar o treinador responsável por um determinado escalão etário, tornando-se em uma oportunidade para ter toda a informação que necessite acerca do seu educando e da sua performance, comportamento e evolução nas CLIP Teams.

Logística


De forma a agilizar todo o processo de marcação de espaços, é utilizado um programa específico para esse efeito, o “Sports Booking”.
Os transportes regulares são efetuados por uma companhia com quem o CLIP tem um acordo e está devidamente certificada para esse efeito. Os transportes ocasionais, são efetuados pela empresa que der o melhor orçamento. O trabalho de secretaria (inscrições, seguro, exames médicos, etc…) é da responsabilidade do departamento de PE, sob a supervisão dos coordenadores de cada modalidade.